phone Ligue pra nós

(47) 3436 2068

  Whatsapp

(47) 99176 4993

mail_outline Envie um e-mail

contrachama@contrachama.com.br


Serviços

Conheça todas as soluções em prevenção contra incêndios que a Contra Chama oferece para os mais diversos segmentos e clientes:

A Contra Chama realiza, de acordo com as normas NBR 12962, NBR 13485 e Portarias do Inmetro, manutenções de primeiro, segundo e terceiro níveis em extintores de incêndio.
Como diferencial em seu processo produtivo, a empresa investiu em equipamentos de alta tecnologia no seu sistema de pintura de extintores de incêndio. A pintura eletrostática epóxi a pó proporciona excelente proteção contra intempéries e ótimo acabamento estético. A secagem é realizada em estufa, com grande rapidez, o que possibilita encaminhar os extintores para etapa seguinte após 10 minutos do processo, agilizando todo procedimento de manutenção e encurtando o prazo de entrega.

Outro diferencial é a disponibilidade de um tanque de gás carbônico com capacidade para 4.000 Kg, o que, além de carregar os extintores com maior rapidez e precisão, possibilita também carregar cilindros de gás carbônico com qualquer capacidade. Este volume é de grande importância para atender emergências em sistema fixo de CO2 quando acionados. A transferência de CO2 é feita com bomba de alta vazão. O controle do peso é feito por balança eletrônica com tara. Este sistema assegura o enchimento com peso correto.

Para uma melhor capacidade de atendimento, a Contra Chama dispõe de uma área fabril de 1.563 m2, dotada de inovação tecnológica dentro do seu segmento, realizando constantes investimentos na melhoria do seu processo produtivo e nos seus recursos de atendimento ao cliente.
A CONTRA CHAMA dispõe de profissionais capacitados para realizar inspeções em equipamentos de combate a incêndio, sempre atendendo as exigências estabelecidas em Lei. Realiza inspeções in loco nos extintores de incêndio de propriedade do Cliente conforme exigências da NR 23 do Ministério do Trabalho e NBR 12962/2016. Atualmente esta atividade é realizada com uso de um sistema informatizado de leitura de QR Code, garantindo total certeza da realização da verificação do equipamento. Este sistema permite apontar em relatório o dia, a hora, minuto e segundo da realização da verificação do equipamento. E caso o vistoriador venha a detectar qualquer irregularidade no extintor de incêndio (como obstrução ou falta de sinalização, por exemplo), ele pode realizar um registro fotográfico e enviar para o departamento responsável para que possa providenciar a regularização garantindo total segurança e melhor controle. Este recurso atende plenamente as normas e evita o extravio de informações - que acontecia com os sistemas manuscritos de controle - como a perda das fichas de inspeção manuais ou sua exposição a intempéries.
Percebendo a crescente necessidade dos clientes em manter os equipamentos de prevenção e combate a incêndio em ordem, e também para um melhor controle da segurança e da documentação para auditorias ou vistorias, a Contra Chama disponibiliza o serviço de verificação periódica de todos os sistemas de prevenção e combate a incêndio. Para isso, lança mão de profissionais altamente capacitados para inspecionar periodicamente estes sistemas, apresentando toda a documentação necessária para comprovação da eficiência do sistema instalado.

Este serviço é prestado por meio de contratos anuais e quando necessário, é disponibilizado ainda aos seus clientes os serviços de revisão e correção. Assim, fica fácil garantir o atendimento as normas e padrões de segurança, gerando um controle altamente eficaz para a equipe técnica de segurança.

Após a verificação é emitido um laudo atestando as condições de funcionamento de cada sistema preventivo, devidamente acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) das verificações realizadas.
Alguns dos sistemas os quais trabalhamos:

- Hidrantes
- Sprinklers
- SPDA (Para Raios)
- Iluminação de Emergência
- Alarmes de Incêndio
- Balizamento de saída e rota de fuga
- Detecção de Fumaça
- Gás GLP
- Sistemas Fixos de Combate a Incêndio com Gás Carbônico

É importante ressaltar que anualmente solicita-se a verificação de funcionamento dos sistemas preventivos de incêndio e pânico, sendo condição inclusive para as seguradoras concederem o direito à indenização em caso de sinistro.

Não deixe de nos consultar. Dispomos também contrato de verificação periódica dos sistemas preventivos de incêndio, apresentando documentação anual para apresentação para fins de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e seguradora.
A Contra Chama possui equipe preparada para entregar sua obra completa para vistoria pelo Corpo de Bombeiros. Possui ampla estrutura e serviço de engenharia para garantir a confiabilidade necessária dos sistemas, bem como a agilidade e competência já conhecida pelo seu histórico de mais de 30 anos de atendimentos a clientes.

Com a Contra Chama você não se preocupa com nada. Efetuamos novas instalações, inspeções, manutenções preventivas e corretivas dos sistemas preventivos e de combate ao incêndio, amparados pelas instruções normativas do Corpo de Bombeiros e normas ABNT e NFPA. Conte com uma equipe especializada e altamente capacitada para executar, com segurança e competência, instalações e manutenções dos seguintes sistemas:

- Hidrantes,
- Para Raios,
- Alarme de Incêndio,
- Balizamento de Saída e Rotas de Fuga,
- Iluminação de Emergência,
- Detectores de Fumaça,
- Sprinklers,
- Sistemas de Gás GLP,
- Sistemas Fixos de Combate a Incêndio com Canhão Monitor Fixo de Espuma,
- Sistema fixo com Bateria de CO2
A Contra Chama realiza serviços de teste hidrostático em mangueiras de incêndio em conformidade com a NBR 12779. Dispõe de bancada de ensaio com comprimento de 30 metros e equipamento de pressurização hidrostático, e torre para proporcionar a secagem após a realização do teste hidrostático. No teste hidrostático das mangueiras de incêndio, são analisados vários aspectos, como:

» O comprimento da mangueira, importante para garantir o alcance e a área de cobertura originalmente projetados. Após realizada a inspeção, somente poderão retornar para uso as mangueiras que apresentarem comprimento no máximo até 2% inferior ao seu comprimento nominal.

comprimento nominal (m) / Comprimento mínimo (m)
15 / 14,70
20 / 19,60
25 / 24,50
30 / 29,40

» Desgaste por abrasão e/ou fios rompidos na carcaça têxtil, principalmente na região do vinco.

» Presença de manchas e/ou resíduos na superfície externa, proveniente de contato com produtos químicos ou derivados de petróleo.
» Desprendimento no revestimento externo.

» Evidência de deslizamento das uniões em relação à mangueira.

» Dificuldades para acoplar o engate das uniões (os flanges de engate devem girar livremente). Recomenda-se que também seja verificada a dificuldade de acoplamento das uniões com o hidrante e com o esguicho da respectiva caixa/abrigo de mangueira. É permitido utilizar chave de mangueira para efetuar o acoplamento. Esta verificação pode ser feita pelo usuário.

» Deformações nas uniões provenientes de quedas, golpes ou arraste.

» Ausência de vedação de borracha nos engates das uniões ou vedação que apresente ressecamento, fendimento ou corte.

» Ausência de marcação conforme a NBR 11861.
A Contra Chama realiza serviços de empatação em mangueiras de incêndio conforme NBR 12779 da ABNT, o que possibilita restaurar uma mangueira que apresentou vazamentos próximos à união (pontas) ou que teve suas pontas cortadas (vandalizadas), reduzindo significativamente o custo com a compra de mangueiras novas para substituição. Este serviço é feito utilizando equipamento de empatação com capacidade para empatar mangueira do tipo 1 a 5, nos diâmetros de 40 mm (1½”) e 65 mm (2½”), provido de unidade hidráulica, manômetro e válvulas de controle, com pressão suficiente para promover a expansão do anel de cobre, fixando firmemente a mangueira e proporcionando a sua vedação.
A Contra Chama possui equipe técnica preparada para fazer a verificação do funcionamento e manutenção em cilindros de mergulho e de ar respirável utilizados por brigadas de emergência e Corpo de Bombeiros. Realiza serviços de manutenção em cilindros e componentes de equipamentos autônomos nos seguintes itens:

- Teste hidrostático de cilindro de ar respirável
- Inspeção de roscas, higienização
- Carga de cilindros
As Instruções Normativas que regulamentam os sistemas preventivos contra incêndio e pânico determinam a necessidade de manter-se uma brigada de emergência que poderá ser composta por brigadistas particulares ou voluntários, de acordo com o tipo de atividade e o tamanho do público que frequenta a edificação.

Para auxiliar seus clientes a cumprirem esta exigência, a Contra Chama dispõe de auditório, infraestrutura e profissionais capacitados para ministrar treinamentos práticos e teóricos de combate a incêndio, curso de formação de brigadistas de emergência, noções de primeiros socorros, entre outros.

Disponibiliza ainda materiais para realização de treinamentos práticos e fornece certificados de todos os cursos ministrados pela equipe.
As empresas por força de norma têm que manter em dia o Plano de Atendimento Emergencial que constitui um meio de orientação em casos de emergências, bem como um controle de cuidados e manutenções dos sistemas preventivos contra incêndio e pânico.

Este plano de emergência deverá ser também acompanhado da realização de simulados de abandono, onde todas as pessoas presentes no edifício serão colocadas em uma simulação de emergência onde serão treinadas a realizar a evacuação do prédio devidamente em segurança dentro do tempo limite seguro para todos.

Conheça mais detalhes sobre os serviços da Contra Chama

Solicite um contato